Você está aqui: FoRC » Notícias » Pesquisadora do FoRC participa de seminário internacional no Uruguai

Pesquisadora do FoRC participa de seminário internacional no Uruguai

Por Angela Academica - Difusão

Última atualização em 01/10/2015

Seminario Internacional Fitoquímicos e Agroalimentación Y Salud será realizado em Montevidéu.

A pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) e professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Adriana Z. Mercadante, participa nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, do Seminario Internacional Fitoquímicos e Agroalimentación Y Salud, que será realizado até o dia 3 de outubro em Montevidéu, no Uruguai. No Uruguai, ela também participará de uma reunião no Ministerio de Educacion y Cultura.

A associação entre a ingestão de frutas e vegetais e a diminuição do risco de desenvolvimento de diversas doenças crônico-degenerativas é amplamente conhecida, e pelo menos parte deste efeito é atribuída à presença de compostos bioativos nestes alimentos, como carotenoides e compostos fenólicos. Sabe-se ainda que um dos mecanismos responsável pela redução do risco envolve a redução ou inibição de reações de oxidação, e que carotenoides e compostos fenólicos atuam como antioxidantes.

Assim, a pesquisadora vai apresentar no seminário no Uruguai os mecanismos de ação antioxidante in vitro destes compostos e os métodos mais populares para determinação da capacidade antioxidante, na palestra “Métodos para Determinação da Capacidade Antioxidante de Compostos Lipofílicos e Hidrofílicos – Problemas Práticos”.

O seminário terá apresentação de 25 pesquisadores e é organizado em parceria com as redes CYTED Cornucopia, focada na caracterização e avaliação funcional e da segurança de compostos bioativos de frutas de origem iberoamericanas, e a IBERCAROT, dedicada ao estudo dos carotenoides, da qual Adriana faz parte.

Já na reunião no Ministerio de Educacion y Cultura será apresentado o programa Horizon2020, financiado pela União Europeia, que apoia projetos científicos conjuntos entre os países europeus e economias em desenvolvimento. O encontro deve ter participação de representantes da Comunidade Europeia.

 

Compartilhar